domingo, 19 de setembro de 2010

O que está acontecendo com a blogosfera literária?

Vi váááááááááááááááááááááááááááááááááááááááááááááááááááááários posts esse último mês comentando sobre isso, resolvi dar a minha opinião também.
Quando descobri a blogosfera literária, achei que tinha me encontrado na vidha! Pessoas com os mesmos interesses que eu e que choram toda vez que recebem um novo e-mail do submarino ou da Saraiva falando que um livro está em promoção. Mas com o passar do tempo fui percebendo (como muitos outros blogueiros) que houve um booooom nesse meio! Sim, os blogs passaram de diversão pra quase um trabalho de resenha após resenha pra ver quem tem mais seguidores e ganha mais livros!
Não condeno em absoluto quem tem parceria com editoras (eu mesmo tenho o logo da Porto e recebi dois livros da mesma, Esmera e @bia_bem , mas depois eu conto a história desta parceria), mas acho que ter um blog SÓ pra isso é #fail demais ( e creio que esta mesma ideia seja compartilhada por várias pessoas).
Ter um blog é mais do que isso, é ter um canal de comunicação entre pessoas que gostam das mesmas coisas que vc, pra trocar opiniões, não virar um marketing ambulante !!!! Creio que seja por isso que nem uso mais meu twitter, não vejo mais as pessoas comentando de coisas interessantes, é somente uma promo atrás de outra, socorro .
O que fica depois deste post desabafo, blogueiros, se fizerem um blog, façam com gosto e não para serem famosos e ganhar milhões de coisas com isso !Tá tem gente que consegue que nem a Lia , mas eu tenho certeza que ela só conseguiu pq se esforçou muito em fazer algo que ela gosta !!!
Promos são legais? São ótimas,ganhar é legal? É maravilhoso! Mas como eu acabei de ler em algum lugar, quanto mais livros forem comprados, mais baratos os mesmos vão ficar e todos vão poder compra-los!
Eu adoro ler milhões de resenhas sobre o mesmo livro, mas isso deve ser uma opção, não uma obrigação! Tem muuuuuuti blogueiro por aí ganhando livro e postando que é bom e nem gostou tudo isso viu.... Hipocrisia é uma coisa muito feia!
Então, antes de realmente comecem a jogar pedras em mim, reflitam sobre essa questão. Pra que eu tenho o meu blog, para mim ou para os outros? Quando tiver a resposta, veja se vc não está fazendo a coisa da maneira errada....


Bjus xuxus

11 comentários:

  1. Claudinha eu li o post que a bianca fez e falo que compartilho com a maioria das opniões o meu blog por exemplo para mim é um modo de lazer onde quando tenho tempo livro estou eu lá aprimorando e deixando ele mais bonito!! =)

    e concordo quando mais se comprar livros mais barato eles ficarão!!


    beijocas =**

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com você Claudinha... Eu sei que tenho uma lista enorme de parceiros, mas não fico desputando com os outros blogs, simplesmente tenho, pois fiz uma vez e gostei... Quando criei o meu blog, minha unico interesse era falar de livros, pois no meu circulo de amizades quase ninguem gosta de ler... Mas já que eu podia unir a minha vontade de escrever sobre o que lia com ajudar novos escritores serem conhecidos... Mas como você pode perceber... no meu blog não tem rotinas (nada contra aos blogs que na segunda posta isso... na terça aquilo...) Eu simplesmente escrevo quando tenho vontade e leio quando tenho vontade... A unica coisa que eu não quero para o meu blog, e ficar postando o que todo mundo já está postando, sim, eu faço isso, mas em tempo diferente, os outros blogs postam resenhas dos mesmo livro no mesmo dia... É ai que o leitor se pergunta: Cadê o diferencial? Se ninguem é igual a ninguem, pq os blogs tem que ser um igual ao outro? Acho que nos resta pensar, e colocar um diferencial, uma marca só nossa no que fazemos!!!

    Tá ai minha reflexão sobre o assunto!

    ResponderExcluir
  3. Oii...

    Adorei o post e concordo mesmo com tudo isso aí.
    Quando comecei o meu bloguinho no ano passado era mesmo tudo muito bom, nada como obrigação e tal, eu tinha meus poucos, pouquíssimos leitores mas e daí, eu estava feliz... bom, hoje estou mais feliz (claro) mas também tenho muuuuuuuuito mais trabalho =p

    ...Agora o Uma Janela Secreta está virando a maior responsa, o "povo" (editoras, leitores, autores) tá cobrando. O bom é que não minto nas resenhas mesmo se o livro for ganhado. Também não vejo o meu blog como um meio comercial (mesmo parecendo um pouco), eu gasto muito $$$ com livros.
    -A-D-O-R-O- de paixão comprar livros =D

    Beijos!
    ^.^

    ResponderExcluir
  4. Claudinha, tá comum isso. Esse meio de divulgação em blogs tá ficando mais conhecido e tem gente que se aproveita da situação. Não nego que tenho vontade sim de receber livros de editoras, mas não acho que isso precise ser prioridade. O mais legal é conhecer pessoas que gostam do mesmo que você gosta. Poxa, eu fico muito feliz em conversar com pessoas que gostam da mesma coisa que eu, que me entendem, que entendem a minha NECESSIDADE (hahaha) em comprar livros e livros, em falar sobre o assunto e tal.
    O que me deixa triste é ver blogs de pessoas que querem escrever sobre o assunto (resenhas e tal), lutam pra conseguir parcerias com editoras, e não conseguem nem escrever algumas palavras direito. O que eu mais prezo num blog literário é que as pessoas realmente escrevem bem e sabem sobre o que estão falando, mas tem alguns blogs, hoje em dia, que estão saindo disso. Pode até parecer preconceito, mas eu tenho esse pensamento.

    ResponderExcluir
  5. Até q enfim achei algum post sobre isso q eu concordo... totalmente...

    ResponderExcluir
  6. Super concordo. Tenho quase certeza que o crescimento dos blogs literário tem a ver com parcerias pra ganhar livros, mas não quero acreditar nisso.
    Mas, por um lado, acho bom. Porque há mais divulgação, e de uma certa forma, de uns tempos pra cá, o preço dos livros estão diminuindo.
    Enfim, gostei bastante do post; falou o que realmente está acontecendo ^^

    Gabi, A Bookaholic World

    ResponderExcluir
  7. Concordo com você, sabe?
    A maioria das pessoas só segue um blog por causa das promoções.
    Não condeno quem paticipa das promoções, até pq eu também participo. Só que acho que nós devemos dar valor ao trabalho dos blogueiros também, né? E aproveitar e comentar, haushaushaus!
    Pq não é uma coisa fácil de se fazer :)

    ;**

    ResponderExcluir
  8. A principal razão para eu escrever num blog é, em primeira estância, servir como uma válvula de escape à minha paixão por escrita e internet. Uni o útil ao agradável. Além disso, uma coisa ótima que vem com a criação de um blog é de conhecer pessoas que compartilham com a mesma paixão que eu: escrever e ler! Isso é maravilhoso, e poder ganhar mimos e livros fazendo o que gosta é outro ponto positivo da história. Ganhar livros e marcadores é bom? É, claro que é. Mas não faço disso uma religião. Se não fosse desse jeito eu não ficaria chateada. Até porque comecei com o blog antes mesmo de saber sobre essas parcerias que existem.
    Posso resumir e dizer que meu blog é mais por motivos egoístas... Para sanar minhas necessidades de escrita+internet, e para fazer amizades. É tão bom! *_*
    Aliás, Lanna... Sobre o evento de Fallen, vai ter na baixada santista? ou você me convidou para ir no de São Paulo?

    ResponderExcluir
  9. A questão é que vc esta certa.
    Ontem mesmo eu me vi revoltada com isso. Os Blogueiros esqueceram do prazer e partiram para a briga e disputa.
    O que deveria ser uma uniao virou uma disputa.
    Eu sinceramente acho isso uma lastima.
    Nao consigo comentar sempre pq nao consigo consciliar tempo.
    Mas o minimo que pode-se fazer é uma vez na semana comentar ou retruibuir os comentarios.

    Quanto a promoçao, é legal quando de forma espontanea, nao na pressao de ter que participar.
    Mas se houvesse uma uniao maior, teria como tudo da certo.
    Se o meu blog tem promoçao do livro X e o seu do Y e outro do Z, que cada um divulgue para que aqueles que participao possam ter a oportunidade de conhecer e concorrer.
    mas nunca é assim, Sempre é: No meu tem 100 comentarios de participação e no seu so tem 10. Bem feito!! Parecendo coisa de criancinha.
    Detesto!!!
    Estou tentando acertar aos pouco isso no blog, e criar um link somente para divulgar as promoçoes dos parceiros do blog.
    Existe um blog so de promos e ninguem sabe disso e nao participa.

    Tudo isso é muito complexo e serio.
    Acho que "Panelinha" não leva a nada e sim a união total, coisa que hoje em dia falta. Assim como conteúdo.

    Não digo que no Blog tem conteúdo, mas está melhor que muitos blogs que eu vejo por ai.
    Tem blogs que postam Bla Bla Bla, acho besteira isso de correio, meme, selinho, e toma de release e uma resenha. Nao gosto mesmo, mas preciso aceitar.

    É isso, já disse demais e etc.
    quero agradecer os marcadores que amei, obrigada mesmo!!!

    Depois passa la nos blogs:
    www.leiturasefofuras.com.br
    www.batalhaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  10. E eu esperava nunca chegar nessa geração blogueira... acabei me infiltrando e de um certo jeito, indiretamente, me forçando a ser uma blogueira assim!
    (Apesar da falta de sucesso)
    Espero nunca perder minha essência blogueira!!

    xoxo

    ResponderExcluir
  11. Adorei o post, e concordo também, mesmo sendo SUPER nova com essa coisa de blog. Olha, criei meu blog porque se tem um assunto que nunca acaba comigo é falar sobre livros, logo, não seria maravilhoso um lugar cheio de pessoas que gostam das mesmas coisas que ti? De blog em blog, como você, vou lendo resenhas do mesmo livro - e tem muitos blogs que só copiam o resumo e colocam no final "Leiam!!! É muito bom!11!" e daí você olha nos "parceiros" e tem no mínimo 3 editoras @_@ O espírito do blog, na minha opinião, é que podem ter 10 mil blogs falando sobre livros, mas cada um vai ser diferente, porque contém OPINIÃO PRÓPRIA! Mesmo sendo nova, me sinto no direito de falar, porque é o que eu estou vendo. Mais uma vez, adorei o post! :)

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, volte sempre ^^. Se seu comentário não aparecer é pq o blogger tá de graça e comendo meus comentários T.T, vc pode então deixar um recado no mural aqui do lado --->

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
 

Lanna's Place Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template